Leite: conheça os tipos e suas classificações

O leite

Hoje é o dia do leite, e aposto que muitos de vocês iniciaram seu dia consumindo-o. De fato, no Brasil, o leite de vaca é um produto frequentemente consumido na primeira refeição do dia, puro, com frutas ou com café. É também usado como ingrediente de cremes, queijos, tortas e bolos e outras preparações culinárias doces ou salgadas.

 

O leite e seus derivados constituem um grupo de alimentos de grande valor nutricional, por serem fontes consideráveis de proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e minerais, tais como vitamina A e cálcio.

 

Os efeitos do consumo do leite ainda são discutidos, mas estudos mostram que esse alimento foi associado à melhora da densidade óssea e seu consumo é recomendado para promover a boa saúde deste tecido, uma vez que seus nutrientes influenciam positivamente na produção e na manutenção da matriz óssea. Além disso, o consumo de leite parece contribuir para a saúde muscular, devido ao seu alto teor de proteínas de alta qualidade, como a caseína e as contidas no soro do leite.

 

Principais tipos de leite

 

Os principais tipos de leite presentes no mercado estão descritos abaixo e podem ser diferenciados pelo teor de gordura presente:

 

- Leite integral: é o leite que possui teor de gordura superior ou igual a 3% de seu conteúdo.

 

- Leite semidesnatado ou parcialmente desnatado: é o leite que possui teor de gordura intermediário, ou seja, de 0,6 a 2,9% de seu conteúdo.

 

- Leite desnatado: é aquele que possui teor de gorduras lácteas totais inferior a 0,5% de seu conteúdo.

 

Classificação do leite

 

Além disso os leites podem ser classificados quanto ao grau de processamento:

 

- Leite cru: é aquele que não foi submetido a nenhum tratamento térmico como a pasteurização desde sua obtenção. Este leite cru, pode carregar bactérias perigosas como a Salmonella, E. Coli, e a Listeria, responsáveis por causar graves doenças veiculadas por alimentos. Estas bactérias podem afetar seriamente a saúde de qualquer pessoa consumidora do leite cru, ou do consumo de alimentos preparados com leite cru.

 

- Leite pasteurizado: é aquele submetido ao tratamento térmico que consiste no aquecimento do alimento a temperaturas que variam entre 72°C e 75°C, por cerca 15 a 20 segundos, e refrigeração a 2°C e 5°C, sendo envasado em seguida. O processo de pasteurização elimina os micro-organismos patogênicos do leite, porém alguns se mantêm vivos, o que faz com que o produto necessite de refrigeração contínua. Assim, seu prazo de validade no ponto de venda é de poucos dias.

 

- Leite esterilizado: Trata-se de um leite aquecido a 70°C em fluxo contínuo, embalado e em seguida esterilizado na própria embalagem à temperatura de 109°C a 120°C, de 20 a 40 minutos, sofrendo resfriamento a 20°C a 35°C. Esse tratamento (UHT-ultra-high temperature) garante a eliminação de todos os micro-organismos.

 

O leite faz parte do grupo de alimentos minimamente processados, e conforme orienta o Guia Alimentar para a População Brasileira, alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. Porém, o Guia Alimentar também orienta que é muito importante variar os alimentos consumidos, ou seja, consumir alimentos de outros grupos alimentares também (grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, ovos e carnes).

 

Portanto, evite exageros! Beba leite com moderação e varie sua alimentação.

 

Vale salientar que alguns indivíduos precisam fazer restrição ao consumo de leite e derivados quando houver diagnóstico clínico de intolerância à lactose, sensibilidade à proteína do leite, alergias ou outras condições físicas e imunológicas.

 

Beijos da Nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: