O que é queijo coalho?

Queijo

O queijo coalho é um produto tipicamente nordestino e muito popular, amplamente consumido pela população local, seja na forma natural ou assado, como também muito utilizado em preparações culinária sendo, atualmente, muito difundido em todo o território brasileiro.

 

Este tipo de queijo é fabricado através da coagulação do leite por meio do coalho ou de outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não pela ação de bactérias lácteas selecionadas, e comercializado normalmente com até 10 (dez) dias de fabricação.

 

O queijo de coalho é um considerado de média a alta umidade, de massa semicozida ou cozida e apresenta um teor de gordura de 25,9g em 100g do alimento, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos Consumidos no Brasil do IBGE. Então, apesar de ser um queijo branco, apresenta um pouco mais de gordura quando comparado à ricota e ao queijo minas, por exemplo. Lembre-se que a coloração do queijo não está diretamente relacionada a quantidade de gordura, e sim a presença ou não de corantes, alimentação do rebanho e grau de maturação do queijo.

 

Mas nutri, então queijo coalho engorda?

 

Depende, se você consumir uma quantidade exagerada deste queijo, acompanhado de outros exageros, provavelmente esses excessos irão aumentar seu peso pois isso aumentará seu consumo calórico. Agora, se você consumir em uma quantidade equilibrada, associado a outros hábitos de vida saudáveis, o queijo coalho pode ser inserido tranquilamente no seu dia a dia.

 

Este queijo, assim como outros queijos, é considerado rico em proteínas e também fonte de cálcio e uma de suas principais características é a firmeza depois de assado, ou seja, quando submetido ao aquecimento não derrete. 

 

Uma boa dica é assar este queijo e consumi-lo juntamente com outros alimentos na sua refeição, por exemplo, você pode prepará-lo no almoço ou jantar acompanhado de um mix de saladas e ovos mexidos. Você também pode adicionar ainda mais sabor e nutrientes ao queijo coalho, utilizando temperinhos naturais como orégano, pimenta e outros temperos de sua preferência.

 

Beijos da nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: