Processo de higienização: você sabe o que é?

Queijo

Vamos falar um pouquinho sobre higienização?

 

Em uma indústria de alimentos, o processo de higienização consiste num conjunto de práticas que tem como objetivo devolver ao ambiente de processamento (equipamentos, utensílios, superfícies) uma boa condição higiênica, visando diminuir a níveis toleráveis ou eliminar os microrganismos presentes no ambiente, assim como excluir possíveis contaminações por sujidades diversas. Dessa forma, proporcionando um produto de melhor qualidade higiênico-sanitária.

 

Mas no que consiste o processo de higienização? 

 

A higienização é composta por duas etapas distintas, a limpeza e a desinfecção/sanitização, sempre nessa ordem.

 

A limpeza é a remoção de substâncias orgânicas e/ou mineiras, sujidades que normalmente são visíveis a olho nu, como poeira ou gordura, por exemplo. Nessa etapa é realizada uma pré-lavagem, limpeza com detergentes e enxágue.

 

Na sequência, ocorre a sanitização (redução dos microrganismos presentes) utilizando um produto sanitizante ou a desinfecção (eliminação dos microrganismos presentes) empregando um produto desinfetante. Sanitizantes e desinfetantes possuem os mesmos princípios ativos, o que os difere é a concentração desse princípio ativo, sendo os desinfetantes os mais concentrados. O enxágue pode ou não ser realizado após esse processo, depende do produto usado.

 

Há equipamentos e tubulações em que não é possível realizar o desmonte e a esfrega das peças, por isso um outro tipo de higienização é realizada, a CIP (clean in place) que é a aspersão e circulação de agentes ácido e alcalinos a altas temperaturas intercaladas com água para enxágue, esse processo é altamente eficaz, removendo todos os resíduos que possam ficar aderidos internamente.

 

Para uma higienização ser eficaz, os produtos químicos utilizados devem ser de qualidade e adequados para a função, a ação mecânica deve ser proporcional à sujidade a ser removida, o tempo de contato dos saneantes com a superfície a ser higienizada deve ser suficiente para que haja a ação dos mesmos e a temperatura da solução utilizada deve ser adequada para o produto empregado.

 

Mantendo o cronograma de higienizações em dia e realizando da forma adequada, o risco de contaminações aos alimentos é reduzido, e um produto final de mais qualidade é obtido.

 

Equipe Técnica Laticínios Três Palmeiras

Angélica Zulian Scortegagna

Caroline Baccarin

Gabriela Scopel Lovatel

Marina Baccarin

Voltar
Compartilhe: