Qual é o queijo que possui mais proteína?

Queijo

Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos e a Tabela de Composição dos Alimentos Consumidos no Brasil do IBGE, o queijo que possui maior quantidade de proteínas é o queijo colonial, apresentando 25,96g de proteína em 100g do alimento. Seguindo a ordem, o queijo prato possui 24,2g, o mussarela apresenta 23,8g, o coalho 23,7g e por fim, a ricota que possui 12,6g de proteína. No entanto, a quantidade de proteína dos queijos pode variar conforme a qualidade do leite.

 

O que são proteínas?

 

As proteínas são compostos formados pela união de vários tipos de aminoácidos. Elas podem ser classificadas em proteínas de alto valor biológico, quando fornecem um teor de aminoácidos essenciais para o nosso organismo em quantidade suficiente, e proteínas de baixo valor biológico ou parcialmente completas, quando fornecem aminoácidos essenciais em menor quantidade ao nosso corpo.

 

As proteínas de alto valor biológico são os produtos de origem animal, tais como carne, frango, peixe ou produtos como ovos, leite e derivados. Portanto, todos os queijos são considerados proteínas de alto valor biológico.

 

Já as proteínas de baixo valor biológico ou parcialmente completas, que apresentam uma quantidade menor de aminoácidos essenciais, são as proteínas vegetais. Podemos citar o feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, etc.

 

 

Benefícios das proteínas

 

Apesar das proteínas animais apresentarem melhor composição de aminoácidos essenciais, é importante salientar que ambas as proteínas (de origem animal e vegetal) são fundamentais para a saúde pois cada grupo possui diferentes benefícios.

 

As proteínas são importantes, pois determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. Dentre suas principais funções, destacam-se as funções estruturais (construção da pele, cabelos, unhas, tecidos e músculos) e as funções funcionais no organismo (participação em funções enzimáticas, hormonais, entre outras).

 

Dica da nutri

 

Mas nutri, então posso comer apenas o queijo colonial já que possui maior quantidade de proteína? A resposta é: Não!! Precisamos considerar também outros fatores como por exemplo, quantidade de gordura presente. Além disso, precisamos ter o equilíbrio variando os tipos de queijo consumidos e variando também a fonte de proteica utilizada (de origem animal e vegetal) para garantir diferentes nutrientes.

 

Beijos da nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: