Qual é o queijo que tem menos gordura?

Queijo

Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos e a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos Consumidos no Brasil do IBGE, quem lidera a posição dos queijos menos gordurosos é a ricota.

 

Tabela de lipídeos nos diferentes tipos de queijo

 

Vejam abaixo a quantidade de lipídeos nos diferentes tipos de queijos, considerando a porção de 100g.

 

1- Ricota – 8,11g de lipídeos

2- Queijo minas frescal - 18,6g de lipídeos

3- Queijo colonial - 20,06g de lipídeos

4- Queijo mussarela – 24,1g de lipídeos

5- Queijo coalho – 25,9g de lipídeos

6- Queijo provolone – 26,6g

7- Queijo prato – 27,6g de lipídeos

8- Queijo cheddar – 33,3g de lipídeos

9- Queijo parmesão – 36,7g de lipídeos

 

 

Nem todas as marcas de queijos possuem a mesma quantidade de lipídeos. Isso depende da técnica utilizada por cada laticínio e também da quantidade de gordura no leite, que por sua vez, pode variar de acordo com fatores como a alimentação do animal, estação do ano e a altitude da região produtora de leite.

 

Para muitos, as gorduras são vistas como vilãs, porém os lipídeos são essenciais para a sobrevivência. Eles exercem funções importantes para a saúde como, por exemplo, atuam como precursores dos hormônios esteroidais, dos ácidos biliares e da vitamina D. Além disso, são constituintes das membranas celulares e representam uma das formas de armazenamento energético mais importantes no organismo.

 

Nos queijos, os principais lipídeos presentes são o colesterol e a gordura saturada. Porém, é importante controlar a quantidade consumida pois os excessos desses lipídeos podem contribuir para o excesso de peso, elevação do colesterol LDL e até mesmo, aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Importante salientar que a gordura saturada pode se associar a efeitos deletérios do ponto de vista cardiovascular, quando inseridos em um contexto de dieta rica em açúcares e pobre em fibras, ao passo que, no contexto de padrão alimentar saudável, seu impacto negativo pode ser menor.

 

Portanto, apesar dos queijos possuírem gordura saturada e colesterol, eles podem ser consumidos com moderação pela grande maioria das pessoas. Lembrando que é importante associar esta ingestão com hábitos alimentares saudáveis

 

Beijos da nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: