Queijo é saudável?

Queijo

De forma geral, podemos dizer que sim, queijo é considerado para grande parte das pessoas um alimento saudável, desde que sejam observados alguns aspectos importantes. Sabe-se que os queijos são ricos em, principalmente, proteínas, vitamina A e cálcio, nutrientes importantes para a saúde. Porém, os queijos também possuem elevado conteúdo de gorduras saturadas, próprio do leite, alta densidade de energia (em função da perda de água durante o processamento) e alta concentração de sódio (devido à adição de sal).

 

Sabendo disso, o nosso Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, apresenta o queijo como um alimento processado, ou seja, é um produto fabricado a partir de um alimento in natura, no caso o leite e acrescido de sal. O Guia também ensina que devemos limitar o consumo de alimentos processados, sendo assim, os queijos devem ser consumidos sempre em pequenas quantidades, como parte ou acompanhamento de preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados.

 

Queijos que possuem menor quantidade de gordura e sódio devem ser priorizados. Lembrando que os queijos amarelos não são necessariamente os que possuem maior quantidade de gordura. Muitas vezes a cor amarela se justifica pela adição de corantes naturais. A quantidade de gordura dos queijos depende da quantidade de gordura que o leite possui e ainda, no processo de fabricação, a indústria consegue padronizar a quantidade de gordura desejada. Portanto, um detalhe importante que devemos observar é a tabela nutricional para identificar os queijos que possuem menor quantidade de gordura e sódio, pois isso varia muito. Além disso, a lista de ingredientes é outro item que deve ser observado. Opte por queijos preparados sem adição de corantes artificiais, saborizantes e conservantes.

 

Portanto, uma boa conduta é equilibrar o consumo. Nunca faça do queijo o prato principal. A recomendação é que ele seja adicionado em pequenas quantidades como parte de preparações culinárias, tais como omeletes, ovos mexidos, sanduíches, risotos... Sendo assim, o queijo pode fazer parte das suas refeições, desde que associado a outros hábitos alimentares saudáveis. Lembrando que para pessoas com intolerâncias ou alergias, o queijo pode ser contraindicado.

 

Beijos da Nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: