Quem aí gosta de um queijo colonial?

Receitas com queijo Queijo

Aposto que muita gente. E realmente, ele é delicioso! Ele possui uma textura macia e um sabor marcante. Este é um dos principais queijos produzidos na região Sul do país, muito consumido pela população.

 

O queijo colonial normalmente possui um pouco mais de gordura quando comparado aos queijos lanche e mussarela, por exemplo. Digo normalmente, pois tudo depende da quantidade da gordura do leite que é deixado no processo de fabricação deste queijo. Mesmo assim ele pode tranquilamente ser inserido na nossa alimentação, desde que haja o equilíbrio tanto na frequência como na quantidade.

Em relação aos teores de lactose, conhecida popularmente como “açúcar do leite”, o queijo colonial parece possuir menor quantidade quando comparado ao queijo mussarela, coalho e minas, isso porque o colonial passa por um pequeno processo de maturação. Quanto mais maturado for o queijo, teoricamente menor é seu teor de lactose.

Podemos inserir este queijo em diversas preparações do nosso dia a dia. Ele pode dar um toque especial em bolos salgados, bolinhos, omeletes, pizzas, sanduíches e até mesmo sobre aquela polenta na chapa.

 

Receita de pão de queijo caseiro

Deixo aqui uma receita deliciosa e super nutritiva de pão de queijo caseiro, que pode servir de lanche da manhã ou da tarde, ou até mesmo acompanhar seu café da manhã. Anota aí os ingredientes:

 

Ingredientes

- 100g de queijo colonial ralado do Laticínios 3 Palmeiras

- 2 ovos

- 1 xícara de polvilho doce

- 1 xícara de polvilho azedo

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- 2 colheres de sopa de chia

- Sal a gosto

- Aproximadamente ¼ de xícara de água

 

Modo de preparo

Para o preparo, comece batendo os ovos em um recipiente. Após, coloque o azeite de oliva e o queijo. Misture bem. Em seguida, coloque os demais ingredientes secos. Coloque a água aos poucos. Com o auxílio de uma colher, modele os pães e coloque-os nas formas de pão de queijo previamente untadas. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 min.

 

Bom apetite!

Beijos da nutri Larissa Faccioli

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

 

 

Voltar
Compartilhe: