Receita: bolinho de ricota

Receitas com queijo

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro. Neste dia, cabe refletirmos sobre como está o nosso padrão alimentar. Sabe-se que uma alimentação saudável tem papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, além de ter relação direta com o bem-estar físico em mental.

 

Mas nutri, como eu posso me alimentar melhor? Temos um documento chamado Guia Alimentar para a População Brasileira. Ele foi publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde e traz dicas preciosas sobre como podemos melhorar nossa alimentação.

 

Dentre as diversas recomendações do Guia Alimentar, ele nos orienta que devemos:

 

- Dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, que receberam nenhum ou mínimo processamento industrial, obtidos diretamente de plantas e animais, possuindo poucos ingredientes. Alguns exemplos desse tipo de alimento são: carnes e peixes resfriados ou congelados, ovos, legumes, verduras, frutas, arroz, feijão, leite e iogurte sem adição de açúcar.

 

 - Tomar cuidado com o consumo excessivo de sal, açúcar, óleos e gorduras saturadas. Essas substâncias devem ser utilizadas com moderação, pois seu consumo excessivo aumenta o risco de várias doenças crônicas, incluindo as doenças do coração.

 

- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois são ricos em açúcar, sódio e gorduras "não saudáveis”, como a gordura trans, e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Esses alimentos normalmente possuem substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas em laboratório (como corantes artificiais e aromatizantes), que trazem prejuízos à saúde. Alguns exemplos de alimentos ultraprocessados são: sorvetes, balas, bolos, sopas e macarrão instantâneos, salgadinhos, refrigerantes, embutidos (salsicha, presunto) e empanados.

 

O guia alimentar nos orienta a consumir queijos em pequenas quantidades, acompanhado de alimentos in natura ou minimamente processado. Então, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação deixo uma receita super saborosa e saudável com ricota. A ricota é um dos queijos com menor quantidade de gordura, além de ser fonte de proteína, vitaminas e minerais.

 

Anotem os ingredientes deste delicioso bolinho de ricota:

 

- 1 ricota do Laticínios 3 Palmeiras (aproximadamente 320g)

- 2 ovos

- ½ cebola picada

- 1 xícara de farelo de aveia

- 1 colher de chá de sal

- Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto

- Orégano a gosto

- 1 colher de sopa de fermento químico para bolo

 

Modo de preparo: amasse a ricota com um garfo, adicione os ovos previamente batidos, a cebola, salsinha, cebolinha verde, orégano e sal, e misture bem. Adicione o farelo de aveia e o fermento. Depois que a mistura estiver bem homogênea, faça bolinhas com as mãos, e coloque em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido à 200 graus por volta de 20min ou até ficarem corados.

 

A ricota do Laticínios 3 Palmeiras não possui sal na sua composição, sendo assim você consegue colocar a quantidade desejada de sal, evitando excessos de sódio.

 

Bom apetite!!

 

Beijos da Nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

 

Voltar
Compartilhe: