Receita: risoto de tomate seco e rúcula com ricota

Receitas com queijo

A ricota é um produto de origem italiana, fabricada através da precipitação das proteínas do soro do queijo. Ela é conhecida também por queijo de albumina, pelo fato de constituir-se basicamente de albumina e lactoglobulina, principais componentes proteicos do soro.

 

Ela é considerada um produto que normalmente apresenta baixa quantidade de gorduras e sódio, e baixo valor calórico. A ricota é um alimento rico em proteínas e, além disso, é uma ótima fonte de cálcio, vitaminas A, D, E e complexo B, nutrientes essenciais para a saúde humana. Sendo assim, este alimento é um produto com alto valor nutritivo.

 

Ademais, a ricota é um alimento suave, com textura delicada e sabor agradável. É um ótimo produto para ser incluído diariamente na sua alimentação. Ela pode ser incluída em diversas preparações, tais como, saladas, quiches, omeletes, pizzas, sanduíches, patês e risotos, agregando um sabor único e delicioso. Além das preparações salgadas, a ricota pode ser utilizada, de forma equilibrada, em tortas, cremes e pudim.

 

Está sem ideia para o seu almoço ou jantar? Que tal sair da rotina e preparar um delicioso risoto com ricota? Aproveita e salva essa receita que, além de saborosa, é fácil e muito nutritiva.

 

Ingredientes:

- 1 cebola média picada

- ½ xícara de alho-poró cortado em rodelas

- 1 colher de sopa de manteiga

- ½ xícara de salsinha picada

- 1 xícara de tomate seco picado

- 150g de ricota picada do Laticínios 3 Palmeiras

- 1 e ½ xícara de rúcula picada

- ½ xícara de vinho branco

- 2 e ½ xícara de arroz arbóreo

- 5 xícaras de água

- Sal e pimenta e cúrcuma à gosto

 

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola na manteiga. Acrescente o arroz arbóreo, coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Acrescente o sal, a cúrcuma e a pimenta. Após, coloque o alho-poró e o tomate seco e refogue mais um pouco. Acrescente a água e deixe cozinhar até o ponto desejado. Quando estiver quase pronto, coloque a salsinha, a rúcula e por fim a ricota.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: