Todos os queijos possuem a mesma composição nutricional?

Queijo

De forma geral, podemos dizer que a maioria dos queijos possuem alto teor de proteínas, de minerais (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2, B9). Importante lembrar que a composição nutricional varia muito de acordo com os padrões de produção adotados por cada indústria. Além disso, a tecnologia empregada no processo de fabricação do queijo também pode interferir na composição nutricional.

 

Características dos queijos

 

Ricota

Produto obtido da albumina de soro de queijos, acrescida de até 20% de leite. Apresenta consistência mole, mas não pastosa, textura fechada, com poucos buracos, de cor branca ou branco-creme.

 

Queijo de coalho

É muito utilizado pela praticidade. Uma de suas principais características é a firmeza depois de assado pois ele não passa por salmoura, como os demais.

 

Mussarela

Queijo de origem italiana, era originalmente feito somente com leite de búfala. Ao longo do tempo foi-se modificando de modo que, atualmente, há queijos muçarela feitos também com leite de vaca e/ou mistura de leites de vaca e búfala. É um dos queijos mais fabricados e consumidos no Brasil. É produzido com leite pasteurizado, normalizado em teor de gordura.

 

Prato

Seu sabor é suave, levemente adocicado, sua cor é amarelo-ouro. Normalmente sua cor amarela deriva da adição do corante natural de urucum e não da gordura.

 

Queijo colonial

É originário do Brasil e possui sabor moderadamente picante. Ele passa por um curto processo de maturação, por isso possui menos quantidade de lactose quando comparado aos outros queijos citados.

 

Os queijos amarelos normalmente são ditos como mais gordurosos, porém isso não é regra, pois a indústria consegue padronizar a quantidade de gordura. E ainda, alguns queijos são acrescidos de corantes naturais para caracterizá-los, e, portanto, ficam mais amarelos. Então, não quer dizer que quanto mais amarelo for o queijo, maior é a quantidade de gordura. Isso depende da padronização determinada. 

 

Apesar de alguns queijos possuírem maiores quantidades de gordura, estes também podem ser inseridos na nossa alimentação, desde que seja de forma equilibrada, controlando a quantidade e associado a outros hábitos alimentares saudáveis.

 

Beijos da nutri.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: