Uso de queijos para crianças

Receitas com queijo Queijo

O queijo é um alimento muito presente no nosso dia a dia. Por isso, uma dúvida comum dos pais é se os queijos podem ser oferecidos para crianças.

 

Então, vamos lá. Para as crianças menores de 6 meses, a recomendação conforme o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos é de não consumir derivados lácteos. Já para os maiores de 6 meses, o Guia Alimentar orienta que leite de vaca e seus derivados, como é o caso do queijo, podem ser oferecidos para as crianças, em PEQUENAS QUANTIDADES, como ingredientes de receitas caseiras, como purê de batata.

 

Conforme explica o Guia Alimentar para a População Brasileira, o queijo é considerado um alimento processado. Vou explicar melhor. Os alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Portanto o queijo, que é feito basicamente com leite e sal (e micro-organismos usados para fermentar o leite), é considerado um alimento processado.

 

O queijo, por ser um derivado lácteo, é considerado fonte de cálcio, fósforo, vitamina A e complexo B. No entanto, ele também possui gordura saturada. Sendo assim, o Guia orienta limitar o uso de alimentos processados, como os queijos, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

 

Receita: biscoito de queijo com chia

Deixo aqui uma receita muito saborosa e nutritiva para vocês executarem com os pequenos a partir de 1 ano. Anotem os ingredientes.

 

Ingredientes 

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 xícara de queijo colonial ralado do Laticínios 3 Palmeiras

- 1/3 de xícara de cenoura ralada

- 1 colher de sobremesa de chia

- 1 pitada de sal

- Aproximadamente 3 colheres de sopa de água

- 2 e ½ colheres de manteiga do Laticínios 3 Palmeiras

 

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo em uma vasilha. Acrescente o sal, o queijo, a chia e a cenoura. Em seguida, acrescente a manteiga e amasse bem até formar uma “farofa”. Após, acrescente água e amasse bem a massa. Com a ajuda de um rolo, espiche a massa e para fazer o formato dos biscoitos, use um copo.

Coloque os biscoitos em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 10min ou até ficarem douradinhos.

 

Experimentem e me contem se gostaram 😉

 

Beijos da nutri.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: